segunda-feira, 28 de abril de 2014

A DECÊNCIA DE DIZER NÃO EM PROCESSOS SELETIVOS

Uma grande dificuldade de todos os profissionais que lidam com seleção e recrutamento: dar feedback a todos, incluindo os candidatos descartados!

Na grande maioria das vezes, o profissional sequer tem tempo para fazer isso, devido à urgência das demandas e ao grande volume de trabalho!
Mas deveria fazê-lo!

Claudio Seligra
Abril de 2014

A DECÊNCIA DE DIZER NÃO EM PROCESSOS SELETIVOS


Um dos mais arraigados - e abomináveis - hábitos na cultura nacional é a resistência em dizer não a alguém que não é escolhido em algum processo seletivo. Seja escolhendo um candidato para uma vaga, ou uma firma para a execução de um serviço, a empresa comunica ao vencedor o resultado e, de forma recorrente, ignora os demais.
Uma prática grosseira e que mostra pouca consideração com quem se dispôs a trabalhar ao seu lado.

Quando uma empresa abre um processo seletivo para uma vaga, ou uma concorrência para uma prestação de serviços, pessoas e empresas que participam têm consciência de que podem ficar de fora. Que, aliás, as chances de ficarem de fora são até maiores.

De qualquer forma, elas criam expectativas. Mas pessoas têm limites de prazos para esperar e empresas precisam mobilizar recursos para atender seus clientes e prospects - além de, na maioria das vezes, investirem tempo e dinheiro na elaboração de uma proposta.

De minha parte, já participei de diversos processos seletivos e somente uma vez recebi uma resposta. Ainda assim, foi um email padronizado, depois que liguei para perguntar sobre o resultado.

Quem faz processos seletivos - seja de pessoas ou de empresas - sabe que sua função envolve escolher um e descartar os demais. Do contrário não haveria necessidade de seleção e sua própria presença seria dispensável. Então, o recrutador ou comprador comunicar a todos a sua decisão - tenham sido escolhidos ou não. Quando ele não comunica o não escolhidos, seu trabalho simplesmente está incompleto - e sua incompetência fica evidente.

Como empresa, o prognóstico é ainda pior: propostas enviadas parecem cair no limbo, esquecidas numa Caixa de Entrada, perdidas entre tantas outras coisas mais urgentes do que dar satisfação a quem atendeu a uma solicitação. Sim, porque ninguém sério sai enviando propostas comerciais sem que elas tenham sido pedidas antes. Então, se a empresa contratante pediu-lhe algo, ela tem a obrigação de devolver uma resposta.

Mas a pessoa responsável parece ficar sem jeito, encabulada, com receio de dar uma resposta negativa. Não atende quando você liga e não responde seus emails. Você que adivinhe que sua empresa não foi escolhida, em virtude do silêncio do outro lado.

O que os contratantes precisam entender, no entanto, é que uma resposta negativa significa que o candidato não atende aos requisitos da empresa. Na maioria das vezes, não é nada pessoal. Mas quando a resposta não chega, aí passa a ser pessoal. Porque a decisão é da empresa, assim como deveria ser a comunicação. Mas quando a comunicação não vem, é porque a pessoa responsável não se importa com isso - e a empresa permite tal comportamento

Autor: Rodolfo Araújo- Blog Líder Acidental

Nenhum comentário:

Postar um comentário