terça-feira, 29 de abril de 2014

"Desabafo de um Currículo" e "Resposta da vaga"

UM TEXTO BEM HUMORADO NO LINKEDIN, ENTRE EU E JOSÉ ZULMAR, A QUEM ADMIRO E QUE DISPENSA COMENTÁRIOS.

Claudio Seligra - Outubro de 2013.


JOSÉ ZULMAR LOPES DIRETOR-GERENTE FINANCEIRO DESEMPREGADO - Recife e Região, Brasil CONSULTOR INTERINO OU INTERNO EM EMPRESAS na RGL CONSULTING

DESABAFO DE UM CURRÍCULO

Sou conhecido por CEVÊ, todos me chamam assim, mas meu nome é CURRÍCULO. Alguns baby-boomers ainda me chamam de CURRICULUM. Hoje todo mundo me conhece. Eu sou honesto. Por isso nunca exagero nas mentiras (rs) Vamos começar leve.

Meu dono capricha em cuidar de mim e eu tenho muitas qualidades: sou pró-ativo, aceito novos desafios, falo Inglês, tenho pós graduação, MBA e soluções adequadas para reorganizar sua empresa .Infelizmente, apesar de todas as qualificações e condições, meu dono está desempregado. Chego a conclusão que exageros não impressionam, incomodam. Mas fazer o que? Meu dono quer assim. Cabeça dura. Ele diz que é o mercado. Eu acho que não. Falta foco para ele que associado a ansiedade não leva a lugar algum Mas ele é bom mesmo, hein.

A verdade é que eu acho que meu dono é um puxa-saco meu e exagera nos superlativos que não impressionam mais ninguém. Aí esta um erro dele. Não querer que seja simples, objetivo. Veja só: ele me coloca em cada fria: disse eu falo Inglês e Espanhol fluente. Mentira. Apenas quebro o galho. Eu só quero ver se em uma entrevista resolverem falar com ele em Inglês ou Espanhol, vou cair da mesa para o chão morrendo de vergonha.

Na maioria das vezes chego as empresas e ninguém dá bola. Mas ainda assim contribuo: viro papel reciclado para rascunho na copiadora. Pelo menos isto, né .

Agora vou contar o que acontece desde a hora que nasci pelas mãos de meu dono.Depois de muito pensar, falar com amigos, visitar sites, um mês depois eu venho ao mundo. Aí ele mostra para os amigos que colocam um montão de defeitos em mim. Aí ele resolve refazer. E lá vai mais alguns dias. Sinto que ele esta inseguro, afinal esta desempregado. Finalmente estou pronto. Cheio de enfeites parecendo uma árvore de Natal. Sinto que isto não vai dar certo.Mas CEVÊ não fala.

No inicio sou enviado por e-mail e chego as mãos de alguém que estou apaixonado e quero casar. O nome dela é VAGA. Mas ela “ se acha”. O que tem de amigos meus atrás dela é uma loucura. Já vi uma delas, uma americanazinha do Texas se achando, de uma empresa startup no Brasil, ou seja, nem sabendo onde estava. Porém, havia mais de 200 candidatos para casamento. Afinal ela era rica lá nos IUESEI.. Mas o pai dela, o HEAD-HUNTER brasileiro vaidoso e cheio de dedos, não dá a mão da filha para qualquer um, não. O cara é duro. Escolhe, escolhe e no fim ficam três candidatos. Aí irá depender da lábia. Meu dono terá que provar que eu somente falei a verdade e demonstrar isto com eficácia. Não deu certo, claro. Então meu dono depois de ter me enviado para várias VAGAS e nenhuma gostar de mim, ele resolve me panfletar. O que é isto? Eu acabo sendo mandado a torto e a direito por aí. . Esse processo de me enviar me rotula como mercadoria sem valor, e não como alguém produtivo, capaz, merecedor e experiente. Qual VAGA irá querer conversar comigo?

Outra coisa que acontece. Meu dono diz ter muitos “ amigos” no networking. E então em vez de me panfletar, resolveu me encaminhar a eles, mas não se certifica também de que as pessoas que dizem querer ajuda-lo de fato estão ajudando. Eu já vi meu dono ligando para alguns “amigos do peito”, irmão camarada, segundo ele. Para mim, como um pobre currículo, não tenho a intenção de dar conselho a ninguém , porém é tudo hipocrisia da sociedade.Prefiro ser papel. Se você esta bem, tem assim de gente em volta de você. Falou desempregado, o pessoal atravessa a rua porque acha que você vai pedir emprego. E muitas vezes nem é isto. Você quer apenas jogar conversa fora. A turma do vôlei da quarta-feira à noite já não te convida mais. Porque você teve que vender o carro. E todos moram “longe”, tipo no máximo 10 quilômetros. Como te apanhar?
Mas enfim, lá vai meu dono encontrar o tal amigo
“ Sabe Ronaldo, como falamos estarei enviando agora por e-mail meu currículo”- disse a meu dono batendo a mão no ombro do cara.
“ Fica frio que se não houver vaga na empresa eu procuro com fornecedores.Temos muitos. Em todo o Brasil”- responde o” amigo de fé irmão camarada” com os olhos brilhantes demonstrando puro entusiasmo barato e falso.
.
Eu, de qualquer forma, começo a me assanhar todo: ”opa, é hoje que arrumo uma VAGA nem que ela não seja tão bonita”. O e-mail é enviado. Lá do outro lado apareço na tela do Notebook do ” amigo de fé irmão camarada” do Ronaldo. Ele nem me olha na tela e replica para o RH com um texto mais ou menos assim:

“ DE: Ronaldo-Gerência Financeira PARA: Patrícia –RH.
Prezada Pá, dá uma olhada neste currículo de “uma pessoa conhecida minha”.

Puxa, mas não é o ” amigo de fé irmão camarada”? Meu dono agora virou pessoa “conhecida” apenas. Ah, entendi. O cara não quer se responsabilizar.

Um colega não é um amigo. Colega é aquela pessoa que, durante algum tempo, parece um amigo. Muitas vezes, até parece o melhor amigo. Max Gheringer completa: “mas isso só dura até um dos dois mudar de emprego”.

Amigo é aquela pessoa que liga para perguntar se você está precisando de alguma coisa. Ex-colega que parecia amigo é aquela pessoa que você liga para pedir alguma coisa, e ela manda dizer que no momento não pode atender. Durante sua carreira, uma pessoa normal terá a impressão de que fez um milhão de amigos.

Bem, continuando ,  sabe o que aconteceu? A “Pá”, ou melhor Patrícia, me colocou numa pastinha do Outlook com o nome Currículos. Quando caí lá dentro fiquei sufocado. Tinham pelos uns quinhentos colegas alguns já de idade. Um deles me disse “ estou aqui há três anos, prefiro morrer, ou melhor , ser deletado”- disse ele chateado.

Para me consolar, se eu pudesse falar, eu diria para meu dono para ele se alegrar.É brincadeira , hein! Senão ele fica bravo e triste. Vale a pena estar desempregado e enumero porque:
É desestressante:
Você nunca mais terá que enfrentar aquele trânsito insuportável. Afinal, além de não ter mais carro, não vai precisar nem sair de casa!
É ecológico:
Você finalmente terá tempo e calma para apreciar a natureza… Os pássaros, o verde… detalhes que você nunca teve o privilégio de contemplar!
É antissocializante:
Finalmente aquele monte de amigos chatos e vizinhos oportunistas vão desaparecer da sua vida e deixar você passando fome sozinho!
É familiar
Você terá muito mais tempo livre para ficar com os seus filhos/irmãos, escutar as broncas da sua mulher/mãe e assim desfrutar o convívio de uma família feliz!
É cultural
Você poderá enriquecer a sua cultura indo até a livraria mais próxima para passar o dia lendo livros, ouvindo CDs, mas sem comprar nada, claro!
Bem. Brincadeira. E deixa eu ir, que meu dono já esta dando uma retocada aqui em mim, me maquiando como galã de TV Globo. Vou agora pegar a estrada da Internet e tentar me encontrar com uma VAGA estrangeira.
Pela descrição no anúncio ela é linda, fala Inglês e Português e irá com meu dono fazer um estágio em Nova York para ele aprender Inglês. E olha:  eu já fui visto pelo Presidente da empresa que disse para meu dono” gostei de seu currículo”. Eu fiquei todo vermelho, mas contente pelo esforço de meu dono. Porém o Presidente da empresa disse que o CEVÊ não pode ser em Português. Que discriminação! Daqui para frente vou ter que entender Inglês. Pois é. Mas é assim , hoje no mundo globalizado o Inglês é imprescindível. Acho que desta vez eu me caso. Me desejem sorte. Ou melhor, para meu querido dono.

Tchau gente!


RESPOSTA DA "VAGA"

• Olá José Zulmar, quero mandar um recado para o seu CEVÊ:
eu sou a VAGA.”

Em primeiro lugar, quero dizer que não aguento mais ser tão assediada por tanta gente "se achando" e que nem sabe se expressar direito. É tanto erro de português, são tantas grafias erradas, tanta falta de concordância verbal, que fico já enfastiada e desanimada até em continuar a ler o que você, CEVÊ, quer me dizer.
Pois se nem sabe falar direito!

Que dirá para estreitarmos nosso relacionamento e passarmos a nos ver diuturnamente? Acho que não vou te aguentar por muito tempo!
Sei lá, às vezes penso em te dar uma chance, mesmo com essa linguagem tão errada, com tanta hipocrisia e mentiras nas suas entrelinhas, demonstrando tanta "pavonice" e se achando...

Será que você não percebe, CEVÊ, que iguais a você, eu já peguei mais de cem? Pode vir quente que eu estou fervendo!

Não estou atrás de um cara que diz que fala espanhol e inglês fluente (e que muito provavelmente "tá" mentindo) e nem português sabe falar direito.

CEVÊ, você diz que fez "trocentos cursos", mas nenhum deles tem a ver comigo!

Porque vou dar atenção a um cara que não entende o que quero e que, além de tudo, vive se prostituindo e se oferecendo pra tudo quanto é VAGA por aí, sem nenhum critério seletivo?

Se não sabe escolher uma boa VAGA, que realmente valha a pena e fica atirando pra todos os lados, não me serve. Eu sou única, especial e quero um cara também especial.

Mas o pior mesmo são aqueles CEVÊS sem a mínima noção, como você, que não percebem: eu me anunciei, procurando alguém pra me completar, tive o cuidado de descrever bem o que quero e o perfil que procuro num CEVÊ e me aparecem caras como você, querendo me conquistar sem ter a mínima afinidade comigo, nem experiência pra lidar com uma VAGA única, como eu?

Eu digo que quero um CEVÊ experiente, e me aparecem espertinhos, que ainda não saíram das fraldas e nem o primeiro estágio completaram e já querem me conquistar? Justo a mim, uma VAGA exigente, complexa e única e que, ainda por cima, sou rica (pago muito bem - rsrs)?

Alguns  ainda tem a desfaçatez de ficar me acusando de que nem sequer dou retorno. Ora, você ficaria se justificando a todos que vivem tentando te namorar e que não tem nada a ver com você e ainda ficam insistindo várias vezes, sem o menor "simancol"?

Puxa, se eu não te dei retorno é porque não houve afinidade, ou porque encontrei um CEVÊ muito melhor que você e porque não quero te magoar, falando isso claramente. Tente ler nas entrelinhas, "cara". Pra que ficar se torturando? Eu sei que sou uma VAGA muito atraente, mas ficar insistindo assim já é demais, você não acha?

E tem mais, tem muito CEVÊ por aí que já tem uma VAGA há muito tempo, mas nunca "tá" satisfeito com ela, vive pesquisando na internet e nas Redes Sociais, pra ver se acha outra VAGA mais atraente e que lhe dê uma vida melhor. Pô, esses caras demonstram que não tem muita lealdade, e às vezes, por uma ninharia, querem trocar a sua VAGA por outra, sem a menor consideração!

O que posso pensar de CEVÊS assim? Do tipo que vive trocando de VAGA a torto e a direito, não conseguem se estabilizar com nenhuma? "Tá" certo que ninguém é obrigado a ficar com ninguém sem desejar. Mas também ficar trocando de VAGA assim como a gente troca de meias, não dá. De CEVÊS muito volúveis quero distância!

Tenho autocrítica: sei que, às vezes, nem ofereço tanto em troca. Sei que não sou tão bonita assim, nem tão rica como eu digo (pago pouco, mas escondo isso, às vezes). Exijo muito e dou pouco em troca. Mas fazer o que, "né"? Se vocês, CEVÊS, pensam que tem o direito de "se achar" tanto assim, acho que também tenho o direito de mentir e exagerar nas minhas qualidades...

Mas vamos fazer assim: continue procurando uma VAGA que goste de ti e te aceite. Eu vou continuar a procurar algum CEVÊ que me complete perfeitamente...
Boa sorte!



Claudio Trevino Seligra José Zulmar, o comentário (ACIMA), da minha VAGA para o seu CEVÊ foi apenas uma tentativa bem humorada de responder ao seu CEVÊ, que achei tão original que a minha VAGA ficou superinteressada nele.
Seu CEVÊ é muito bom, muito interessante e, além disso,  fala(escreve) muito bem, como já tive oportunidade de citar anteriormente.
Sei que o seu CEVÊ será visto por muitas pessoas, por falar tão bem e ser tão original, e logo encontrará uma VAGA muito especial "pra" ele, pois ele (seu CEVÊ) merece.
Parabéns e saudações a você (e ao seu CEVÊ) .


Maria Denize EuleuterioClaudio Trevino...você merece um prêmio, descreveu exatamente os pensamentos das VAGAS por aí, mas principalmente, o que muitas de nós mulheres pensamos (eu particularmente penso da mesma maneira)...fantástico!

Aline Sousa Gomes De AlmeidaCEVE e VAGA vocês estão de parabéns!

Maria Denize e Aline, eu agradeço por mim e pelo Zulmar, por seus comentários.

Claudio Seligra

Nenhum comentário:

Postar um comentário